terça-feira, 27 de agosto de 2013

Pintado x Requeijão = Espacial

Oh Pintado!
Nunca havia pensado na combinação peixe e requeijão. Provar ou não provar, eis a questão? Uma viagem de trabalho me levou até um restaurante familiar, em Chapadão do Sul, no nordeste do Mato Grosso do Sul, distante 331 km de Campos Grande, onde era servido o peixe espacial. Uau! Pensei, sempre tenho fé que a melhor comida da minha vida será degustada em uma cidadezinha do interior. Depois do Pitadas passei a ter mais fé ainda na gastronomia do interior do País. O problema foi a escolha: peixe com requeijão. O peixe chamado carinhosamente de Espacial era o item mais vendido do cardápio, uma criação do proprietário do restaurante que serve aos sábados uma feijoada, que não provei, porém ouvi dizer que é maravilhosa.

Peixe Espacial
Voltamos ao peixe. Sim, O Peixe! No cardápio constava que ele seria um pintado. Pintado! Meu peixe favorito, de todos os peixes espaciais do universo e do planeta terra. Era o Pintado e não tinha como dar errado. Minha imaginação começou a voar e minha expectativa chegou ao nível 1000. Caro leitor eu podia sentir o sabor do melhor peixe do Mato Grosso do Sul. Fiquei imaginando o sabor de uma das melhores preparações do Pintado.

Oh peixe chegou! A salada simples, a batata palha caseira e arroz. Ok, estava tudo bem, tudo dentro do previsto. Porém, de repente, coloquei minha colher dentro da telha e tirei um file de peixe. Não havia uma posta no meu caminho. No meio do caminho havia um simples filé. Fiquei decepcionada, aterrorizada e me senti péssima porque por alguns minutos conversei com o filho do dono sobre as maravilhas do Pintado, a dificuldade de se encontrar um Pintado no Estado. 
Meu coração se entristeceu, fiquei com muita vontade de devolver o prato. Porém, precisava provar o melhor peixe do Mato Grosso do Sul. O Peixe espacial.  Por um momento entendi o porquê do nome. Claro que aquele Pintado viria do Espaço, porque dos rios brasileiros eu duvido muito. O Pintado estava mais para uma tilápia, uma merluza ou qualquer coisa do gênero, nada contra estes peixes, mas meu paladar esperava por algo mais forte.

Lição: Cuidado ao pedir peixes com o nome de espacial


Adoro filé de tilápia: Por favor sem requeijão

Nenhum comentário:

Postar um comentário