Dicas

Depois de ficar quase 5 meses dentro da cozinha do Grande Hotel Campos do Jordão, acabei descobrindo algumas dicas úteis que podem facilitar a vida de qualquer cozinheira. Mesmo as que estão pela primeira vez perto das panelas. Vou aproveitar este espaço para compartilhar algumas dicas de cozinha com meus leitores e amigos. 


  • Ervas Frescas


Manjericão, tomilho, alecrim, orégano, manjerona. Sim, ervas fresquinhas são bem mais aromáticas e saborosas que ervas  desidratadas nos pratos. Além disto elas podem virar belos enfeites e deixar tudo mais saboroso. No caso do alecrim, por exemplo, ele abre o apetite. O manjericão é um ótimo acompanhamento de molhos vermelhos e o tomilho da um toque elegante em sopas e caldos. 

  • Molhos

Os molhos são ótimos para melhorarem o sabor de alguns pratos. Entre os mais simples até os mais sofisticados. Na verdade vários tipos de carne vem sempre acompanhados de um molho próprio que acaba conferindo mais sabor ao alimento. O mesmo ocorre com as saladas então que ganham uma nova vida. Um dos molhos que indico é o pesto. Manjericão, parmesão e azeite podem fazer a diferença em muitas preparações

  • Corte de carne

Já falei do plano de ataque e das facas aqui neste espaço. Outra boa dica para quem está começando agora na cozinha é conhecer um bom fornecedor de carnes. Sim, um bom corte é fundamental no resultado do seu prato.  A forma como a carne é cortada poderá determinar a maciez e claro a aparência do seu prato. Quem nunca comeu um medalhão perfeito de filé. A perfeição é determinada pelo cuidado do açougueiro na hora do corte. 


  •  Plano de ataque
Antes de começar a preparar o almoço ou jantar é bom pensar em como executá-lo. Um bom plano de ataque costuma ser eficiente nestas horas. É bom analisar o que irá fazer de prato principal e as guarnições. Por exemplo, um bacalhau precisa começar a ser preparado, pelo menos um dia antes e o planejamento dos seus acompanhamentos é bom serem comprados no mesmo dia. Existem outros pratos que precisam de uma preparação prévia, em geral as carnes, mas podem ser os acompanhamentos. Massas frescas, Nhoques, entre outros. É bom picar vegetais anteriormente, bem como preparar pequenos potes com os temperos próximo ao local onde será finalizado os pratos. Os potes são bons para separarmos os insumos dos pratos. 

  • Facas

Uma faca chef e outra de legumes são essenciais dentro de uma cozinha. Só que elas precisam estar sempre bem afiadas. Então, nem pensar em comprar facas que não possam ser afiadas. Preços e marcas existem muitos no mercado. O ideal é fazer uma boa pesquisa sobre o melhor utensílio para você. Nesta pesquisa devem estar inclusos preço, modelo e marca. E acredite o valor de uma boa faca é bem variável. Ah e não se esqueçam de comprar uma pedra e uma chaira para afiar sua faca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário