quinta-feira, 28 de junho de 2012

Picando legumes




Restaurante charmoso em Capivari.
Dia de aprender a picar legumes.  Uma aula introdutória de ontem mostrou que uma cenoura e uma batata poderá ser cortada em forma de battonet, alumet e julienne. Tudo isto vai definir a espessura do corte que consequentemente definirá tipo de prato, textura e até mesmo sabor. Uma cenoura ou uma batata poderá ainda virá maravilhosos cubos de mirepoix, paysanne, macedônia, brunoise. Já sei que falei grego, ou melhor, francês.

Vocês querem mesmo entender o que é um battonet? Ele é um bastão regular de 5 mm de seção transversal e 5 cm de comprimento. Pronto é isto. Eu falei que era chato. O alumet é mais simples é a nossa famosa batata frita e o Julienne é o mais fininho dos cortes parece com um palitinho.

Imaginem o quanto minha comida não ficará mais saborosa com estes cortes perfeitos? Pensaram? Já eu só consigo pensar nas horas que vou gastar para atingir a perfeição exigida pela excelência.

Entre meus colegas o clima está bem tenso. A turma está muito preocupada com o TCC, apavorados com a ideia de ter que criar um restaurante com cardápio, história do local onde irá montar o negócio e da gastronomia escolhida. Eles pedem um verdadeiro plano de negócios. Algumas pessoas também estão bem desiludidas com o curso, porque não imaginam que dentro de uma cozinha terão que lavar vasilhas, picar legumes e carnes, além de tirar o lixo. A maioria imagina que vai entrar na cozinha já sendo um grande chefe, mandando e finalizando pratos. Aqui a palavra humildade tem um sentido bem amplo.

Uma  das ruas do Centro de Capivari em Campos do Jordão
Já contei que a cidade de Campos do Jordão é deslumbrante? Pois é. Eu, como a maioria das pessoas que visitam essa cidade, achei. O lugar é bem mágico e parece com aqueles territórios de conto de fada. Tirei algumas fotos no centro de Capivari.

Hoje vou passar o dia na cozinha picando legumes. Agorinha recebo meu dólman, uniforme do cozinheiro, parecido com este que uso na foto. 

3 comentários:

  1. Ai me ensina a picar bonitinho depois? Nem precisa ser, assim, tão perfeito não... rsrsrs

    Boa sorte aí! E você vai tirar de letra esse tcc !!

    ResponderExcluir
  2. Estou admirada com sua lição de maturidade. Seus colegas precisam ler o seu blog! Estou amando acompanhar tudo isso. E já vi q vc vai ser a fã número 1 de facas agora..hee. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ana, a Erika disse tudo: lição de maturidade! Estou te sentindo mais centrada e ler o seu blog é uma grande inspiração. Eu tinha certeza que novos ares te fariam muito bem!

    ResponderExcluir