segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

E as panelas ...

Depois de passar quase um ano envolvida dentro de uma cozinha profissional, no Grande Hotel Campos do Jordão, acreditei que ficaria mais tempo dentro da cozinha. Hum... foi um doce engano. O meu aprendizado dentro das empresas de gastronomia junto com a minha experiência no jornalismo tem me deixado bem longe do fogão. E cozinhar continua sendo uma atividade de lazer. 
Ainda gosto das panelas, do jornalismo e amo este novo universo, onde o contato com as pessoas e os seus dramas tem sido o mais intenso. É bom poder melhorar as equipes de cozinha. Ter uma brigada unida e participativa tem sido o principal desafio. Estou consultora de atendimento e qualidade. É um trabalho exaustivo, porém muito gratificante. Acredito que todas as empresas deveriam em algum momento parar e ver se estão vendendo aquilo que se propõe. 
Entro dentro das empresas e vejo que muitas se veem de forma equivocada. Outras nem sabe o que são no mercado e tem os casos que o cliente acaba gerando a identidade do empreendimento, uma vez que o dono não se decide. E acreditem a participação de cada colaborador é de extrema importância. São eles que vão vender a sua imagem... Já tive casos de pessoas que eram tão atrapalhadas que passavam esta imagem da empresa, mesmo o local sendo extremamente organizado. O trabalho em conjunto e a seleção de pessoal é fundamental para os bons resultados. 
Para quem está entrando no mercado de trabalho, na área da gastronomia, dou apenas uma dica: Seja o melhor no que você esta se propondo fazer, porque o mercado precisa de bons profissionais.

2 comentários:

  1. Olá Ana Carolina, tudo bem? Eu me chamo Marcela e primeiramente gostaria de dizer que estou amando seu blog e tudo o que postou até agora. Para dizer a verdade eu achei o blog fazendo uma pesquisa na internet sobre o Senac Campos do Jordão a poucos dias atrás, daí entrei e estou me deliciando com seu jeito e seus posts bem- humorados. Meu objetivo é cursar Tecnologia em Gastronomia no segundo semestre desse ano no Senac e pelo que eu pude ler sua "passagem" de um ano pelo Campus universitário foi 100% satisfatória e prazerosa, estou certa? Para dizer a verdade eu gostaria de te encher de perguntas pois a minha ansiedade é extrema. E conversar com alguém que já passou pelas experiências que você esta prestes a passar, me deixa mais confiante. Mas a verdade é que isso poderia soar um pouco esquisito já que eu sou uma completa estranha para você, não é? E me parece que você é uma pessoa bem ocupada, então no momento vou continuar minha jornada pelo seu blog e talvez algum dia eu então possa fazer as tais perguntas, não é? Quem sabe? Um grande beijo de uma "nova" leitora, mas que já se tornou fã do seu blog rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta:

      Oi, Marcela

      Fiquei super feliz em poder ajudar um pouco com o seu sonho. A minha maior dificuldade quando escolhi ir para Campos do Jordão era ter informações sobre a cidade e sobre o curso.

      Bem, posso dizer que muita coisa bacana aconteceu naquele lugar. Deixei parte do meu coração no Senac, mas trouxe um monte de boas histórias na bagagem. Entre os seres fantásticos que conheci saiba que terá bons motivos para comemorar... Ter o seu tião por perto é o primeiro dos motivos, mas o melhor é poder contar com o fofo do Breno como monitor e orientador. Ele é muito competente e merece o carinho da turma.

      Excluir