sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pirenópolis uma terra de apaixonados por ingredientes

Antes da abertura oficial do VIII Festival Gastronômico de Pirenópolis um papo gostoso entre profissionais da área de gastronomia promoveu o debate sobre escola e o mercado de gastronomia. Palestrantes e público puderam discutir um pouco de toda essa história atual do mercado das cozinhas. Humberto Marra, presidente da Associação Goiana de Profissionais de Cozinha e Estudantes (AGPEC), foi o responsável por puxar o debate sobre as dificuldades dos estudantes de se adaptarem as necessidades do mercado.
"Eu torço para que as escolas de gastronomia consigam ser mais regionais em suas grades curriculares e ensinem os estudantes a valorizar o terroir local. A nossa casa é maravilhosa. É um terreno santo com produtos incríveis". O presidente da associação lembra que a AGPEC pretende promover essa valorização dos nossos frutos. 
Quando se fala dos nossos frutos é fácil encontrar cozinheiros de outros locais que se apaixonam por tudo. O chef Don Fabrízio, um italiano, dono de um restaurante em Arraial da Juda é um desses cozinheiros que esta em Estado de encantamento pelo Cerrado goiano. O chef já visitou fazendas próximas de Pirenópolis e estava encantado com a riqueza da cozinha regional. Ele também se mostrou preocupado com a formação dos estudantes de gastronomia.

*****

Para quem conhece um pouco do cenário gastronômico goiano o coquetel de lançamento do festival realizado, pelo buffet do Fernando Hanna, foi um desses dias raros. O encontro entre os  principais chefs de cozinha do Estado e ainda o público pode compartilhar este momento com Humberto Marra, Emiliana Azambuja, André Barros e Hanna. Uma fila de fãs aproveitaram o encontro para tirar fotos com as estrelas da nossa cozinha.
Eu e o chef Humberto Marra

Nenhum comentário:

Postar um comentário