segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Disposição e cozinha

Para cozinhar é preciso muita disposição, inspiração e boa vontade. Por que? Sem estes ingredientes tudo pode ficar bem mais ou menos ou até péssimo. Uma das coisas que faço é minimizar os erros dos cozinheiros, por isto os mise en places bem feitos são fundamentais. Depois de muito treino com uma determinada receita a execução fica quase que mecânica. Os erros ficam por conta de quantidades mal medidas como sal e outros temperos e tempo de fogo. Mais ou menos tempo na chama determinam o sabor do alimento, também.

É, caro leitor, você acaba de lembrar daquele bolo que não cresceu? Eu acabo de lembrar do meu fondue de carne que não deu certo. No meu caso faltou expertise com o aparelho de fondue e sabedoria na pressa. Traduzindo fomos vencidos pela chama que não vingou do aparelho. Outro problema foi encontrar um açougueiro preguiçoso e despreparado que executou de forma amadora os cortes das carnes. Pedaços muito grandes e com corte irregular que resultou em carnes grosseiras que acabaram perdendo a graça e charme do prato. Todos erros meus. Deveria exigir o padrão, uma coisa pela qual fui tão cobrada no último ano e agora tenho sido neste início de ano.

Uma amiga disse que o fato de tudo ter dado errado é uma forma de alimentarmos a lembrança deste encontro com os amigos para sempre. Uma lição que aprendi é que fazer comida para qualquer um que seja, só quando estiver livre e com disposição para cozinhar. Adoro cozinhar para os amigos, tenho enorme prazer, mas isto tem que ser feito com o mesmo profissionalismo que utilizo no meu trabalho. 

2 comentários:

  1. Se tivesse dado tudo certo como a gente poderia rir das inúmeras tentativas de acender o fogo?..hahaa....Pra mim foi tudo ótimo, depois de vencida a luta estava uma delícia. Pena que quem me venceu esse dia foi o sono, né? Sempre ele...rs...

    ResponderExcluir
  2. Rsrsrs Depois eu li o manual do aparelho. Simplesmente fizemos TUDO errado kkkk eu lia e ria! rsrsrs Mas foi bom mesmo assim rsrsrs

    ResponderExcluir