terça-feira, 2 de julho de 2013

Produtos do Cerrado

Casadinhos com goiabada!
Já pensou no quanto o nosso Cerrado é rico? Do ponto de vista da gastronomia é uma fonte de matérias primas que precisam ser melhores exploradas. Tenho uma amiga cozinheira que sempre pontua que nós cozinheiros somos bruxos, seres abençoados que conseguimos manipular ingredientes e transforma-los em algo agradável ao paladar humano. 
E dentro desta perspectiva a cozinha pode se transformar em um laboratório, onde a imaginação, a intuição e claro o bom senso pode transformar até pedra em alimento. Pedra? Em Portugal existe sopa de pedra, então é plenamente possível e realizável extrair alguma coisa de uma pedra. Mas aqui no Brasil, onde se plantando tudo dá, não precisamos recorrer a tanto. 
Leitor você já foi em uma fazenda? Já viu o que as "donas" dessas cozinha conseguem fazer? É muito ingrediente bom a disposição  delas. E quando esses ingredientes se encontram com a boa imaginação dessas pessoas as refeições costumam ser verdadeiros banquetes. 

Cheese Cake com goiabada
Quando lembro da cozinha da minha avó materna visualizo os tachos e doces que ela fazia... A goiabada em pasta dela era o meu doce favorito. A comida sempre foi de execução simples, porém o amor e dedicação sempre potencializaram o sabor e permitiram a mim sentir saudades da fazenda e do carinho da minha vó.
O nosso Cerrado é muito rico e basta a nós um pouco de imaginação e trabalhar bem com que temos de melhor em nossas o milho (pamonha), o leite (requeijão moreno), a jabuticaba (plantação), o arroz (panelinhas) e tantas coisas que nos passam despercebidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário