terça-feira, 25 de junho de 2013

No quintal de Cora

Delícias da dona Alfredina
Como você imagina o quintal da nossa Cora Coralina? Todos sabem que sua casa tá ali, na ponte, com uma janela de onde se admira o Rio Vermelho e as ruas de pedra. Uma casa que fica presa no tempo, onde vez ou outra os farricocos passam pelos becos, escuros, procurando por uma tradição perdida no tempo e espaço à procura desesperada por uma identidade do presente. Da Semana Santa, com suas tradições mundialmente conhecidas, para as férias de julho com o nosso FICA! Já são 15 anos de um presente que ainda não parece tão maduro quando se pensa que teremos que comer em Goiás. Sim, os restaurantes nunca estão preparados para enorme número de turistas na cidade.
Mas estou aqui para falar do quintal de Cora. Você sabe que gosto ele tem? De doce de limão com leite, de empadão goiano, de bolo de arroz,  de pamonha ... Paro e penso e nem imagino como seria essa Cora doceira, mas conhecemos bem sua predileção pelas letras e tudo o que nos deixou de belo. 

Sabe o que encontrei no quintal da poetisa? Costumes perdidos no tempo, onde até as galinhas ainda trafegam na cozinha e ciscam perto dos clientes, alguns espiam pela porta e tentam entender quem são os "estrangeiros" que visitam sua terra sem ser em datas festivas. Lá tem um grande terreiro com ruas de pedra e Ipês na praça. Portas abertas e panelas cheias de sabores que lembram a mesa de nossas avós.  

Casa de Cora
Mas para nós turistas gastronômicos a viagem só ficou completa depois que dona Alfredina abriu a porta de seu paraíso e nos presenteou com um pôr do sol de cinema, no alto do morro, onde fica sua morada e uma mesa de lanche especial. Bolo de arroz, pamonha na folha de bananeira, empadão goiano, flor de coco, biscoito de queijo, pão de queijo, suco de graviola colhida no dia e no quintal de Alfredina, chá e chocolate. Tudo muito gostoso, com sabor de vó, sabor de Goiás e aquele carinho que só sentimos quando estamos com os nossos. Turismo bom é quando alguém nos abre sua casa e mostra como são os costumes locais.

Prontos para embarcarem para a terra de Cora? A Cidade de Goiás fica logo ali e está cheia de segredos do passado:  É só procurar!

5 comentários:

  1. Vc como sempre Aninha, insuperável!!!!!!! Bravo, como é prazeroso ler suas postagens.........viajamos no imaginável, centramos nos detalhes........obrigada pelo seu blog, pela sua dedicação. Bjão querida amiga, vc é d+++ sempre!!!!!!!!!! rssssss

    ResponderExcluir
  2. Majô, querida... Muito obrigada. Este é o meu mundo e decidi voltar para o blog que me trouxe tantas alegrias no ano passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este blog é sua marca registrada, onde vc , pode ser vc sempre, com ousadias divertidas e reais.... Vc não tem, e não pode largá-lo........... Vc já tem um público que te acompanha e não pode abandoná-los....... uma vez jornalista, sempre jornalista amada..........o sangue que corre em suas veias é instigador, investigador e comunicador rsssssss. bjão

      Excluir
  3. Hj está completando l ano de nosso primeiro contato , no Senac de Campos do Jordão, iniciando nossa missão em uma sala de aula, depois na cozinha do Grande Hotel, para nos capacitarmos como cozinheiros........ foi uma grande peripécia, pelo menos para mim, como vc sabe rssssssss......experiência única e inesquecível. Um grande beijo no seu coração e parabéns por mais uma conquista em sua carreira de sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Agora sim Aninha, estavamos sentindo sua falta... :)

    ResponderExcluir