segunda-feira, 10 de junho de 2013

Receitas

Você abre um livro de receitas e pensa que maravilhosamente tudo irá se transformar naquela bela foto do livro. Descobre com o tempo que seu método é falho e que você quase vira um alquimista frustrado. Onde errei? Talvez na falta de atenção ao texto, a interpretação equivocada dos processos ou  pelo analfabetismos culinário. E claro, sempre tem aqueles livros mal escritos.

Método!
Um bom cozinheiro tem método. Ele primeiro reúne todos os ingredientes, os organiza,  porciona e os deixa próximos as mãos. O bom cozinheiro lê o método de preparo exaustivamente e sempre volta ao início da receita para ver se perdeu um passo, um processo ou se pesou equivocadamente um ingrediente. O bom aluno cozinheiro ouve atentamente o professor, repete exaustivamente o processo e aprende que culinária é intuitiva, mas também é perfeição e muito estudo. Estudar é reproduzir exaustivamente uma receita até que ela fique perfeita, que o sal, açúcar e todos os outros ingredientes entrem em sintonia e conversem harmoniosamente com o paladar.


Ser um bom cozinheiro é ter  a sensibilidade para entender que os processos criados por nossas avós é o que nos transformam em um cozinheiro único que ultrapassa os limites da cozinha doméstica. Ser um bom cozinheiro é observar colegas, cozinheiros e antepassados. É ser um pesquisador dedicado. É entender cada elemento de sua terra e celebrar cada colheita do milho, jabuticaba, pequi e qualquer produto da sua região que o diga quem você é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário