terça-feira, 6 de agosto de 2013

Perdidos no paraíso das comidas

Visita da Equipe da Expedição à feira do Cerrado - Foto: Polarize
Ana Soares e Andrezza e a Pamonha Frita  - Foto: Polarize
Domingo, 28 de julho, o céu estava mais azul do que é possível de ser. O clima nos presenteava com uma temperatura amena, dessas que só são possíveis no mês de julho, aqui no Cerrado goiano. É um desses dias que você acorda e tenta imaginar se existe alguma maneira de ser mais feliz. Amigos, viagem, aventura e uma boa dose de entusiasmo nos acompanharam durante toda a Expedição Pitadas. E para um grupo de gente alegre e bem disposta um café da manhã caprichado, na feira do Cerrado, no Jardim Goiás, foi um convite para entrar completamente no espirito do festival e sonhar com novas possibilidades do evento. Nossas mestras das panelas: Neide Rigo, Ana Soares e Mara Salles aproveitaram cada cantinho da feira, das comidinhas ao artesanato regional. 

Biscoito de Polvilho frito - Foto: Polarize
Nem preciso contar que a pamonha frita levou Ana Soares ao delírio. Como é bom ver uma profissional como a chef entusiasmada com o novo. Outro bom momento foi quando o grupo parou, perto da barraca do biscoito de polvilho frito,  para observar a habilidade das salgadeiras. Foi inevitável a comparação por parte delas com outro biscoito que provaram na Cidade de Goiás. O que Viviane, uma banqueteira de Goiás, preparou para nós era sem dúvida mais saboroso, conforme observação de Mara Salles. E observando as salgadeiras, as chefs ficaram imaginando qual era técnica usada para que o biscoito não explodisse na gordura. 

Bela Vista

Fazenda tambores - Foto: AlexBadim
O dia ainda tinha muito para ser degustado e provado. Os amigos da Agpec organizaram um verdadeiro banquete que foi servido na Fazenda Tambores, do casal Adriana Leal e Claudio Ortencio, em Bela Vista de Goiás. Antes de nos deslumbrarmos com a paisagem magnifica da fazenda ficamos perdidos, por alguns longos minutos. Não foi fácil localizar a G0 - 019, mas depois de muito procurar e perguntar encontramos o caminho. A beleza do local e o charme da fabricação de uma cerveja artesanal, organizada pelos sommelier Alberto Nascimento e Fernando Bastos, fez uma tarde de domingo inesquecível e muito especial.  
Emiliana e Eu - Trabalhar é preciso Foto: Polarize











Cervejas


Alberto Nascimento e Fernando Bastos ensinaram as chefs à fabricação de cerveja caseira.  A receita executada foi uma IPA (Índia Pale Ale). Ao final da produção da cerveja foi adicionado um sachê com pequi, para que o mesmo aromatizar a cerveja durante a fermentação.
Moendo o malte - Foto : Polarize
O preparo da cerveja - Foto: Polarize

O ponto alto do encontro que rendeu boas risadas e a troca de informações preciosas. A cerveja virou o grande tema da gastronomia: Quais pratos fazer com a cerveja e seus subprodutos? Uma linguiça acompanhada de um molho de lúpulo foi servida para os convidados.  Alberto aproveitou o clima de inovação para servir o chopp Mercês usando a técnica do Dry Hopping – adicionar lúpulo à cerveja em fases posteriores à fervura. Foi instalado um filtro na linha da chopeira para que o chopp entrasse em contato com os condimentos.
Cerveja: Agora é só resfriar e esperar 28 dias - foto: Polarize
Sobras - Foto: Polarize

Nesta onda cervejeira rolou também a degustação de cervejas especiais da catarinense Bierland. Um sucesso entre os visitantes que puderam degustar três rótulos.  

Pratos dos chefs

Marcus e seu Fideua - Foto: Polarize
 A comida foi incrível. Mix de feijões de Márcia Pinchemel, Nhoque do Sertão do André Frazão, Salada da Tati Mendes com compota de abacaxi e pimenta, Estrogonofe de Morangos da Silvana Bufaiçal, Bacalhau da Nancy Veloso, Fideua do Marcus, Pernil do William, linguiça com molho de lúpulo do Humberto Marra e bolo de rolo pernambucano da chef Cris.

Depois de tanta comilança fomos para gafieira do Glória e pasmem: A orgia gastronômica continuou... Pastel, bolinho de bacalhau, língua e fígado. A saga em busca das pérolas gastronômicas continua... 

Próximo post: Pirenópolis


Pernil do Chef William - Foto Polarize

Bacalhau da Nancy








lis

Nenhum comentário:

Postar um comentário