segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A confeitaria e sua generosidade

Uma boa dose de generosidade não faz mal a ninguém. Já pensou o que seria das cozinhas do mundo se não fosse uma boa dose de boa vontade dos cozinheiros em compartilhar os seus segredos? Só comeríamos crème brûlée na França e possivelmente ele não seria um dos doces mais festejados do planeta. O nosso já famoso brigadeiro não teria alcançado tantos espaços dentro das docerias deste país. Falando em brigadeiro, a Maria Brigadeiro, a jornalista e agora empresária e cozinheira Juliana Motter escreveu um livro: O livro do brigadeiro, onde compartilha as receitas de família e dá dicas de como fazer um bom brigadeiro gourmet. 
Nem preciso dizer que admiro o trabalho desta colega. E aproveitando esta disposição de compartilhar e ensinar o que aprendi vou contar o segredo do meu chees cake. A diferença dele para o tradicional são as quantidades de ingredientes que utilizo. Eu coloco mais creme do que leite condensado e ainda acrescento um recheio, além da cobertura que leva geleia e uma fruta seca para compor a apresentação. 

Receita:

Massa 
280 gramas de biscoito de leite
180 gramas de manteiga

Recheio
1 lata pequena de leite condensado
220 gramas de creme cheese  
75 gramas de limão siciliano
600 gramas de creme de leite

Modo de preparo:

Triture os biscoitos e misture com a manteiga formando uma massa. Forre a assadeira com essa mistura.

Misture o leite condensado, o queijo, o suco de limão e o creme de leite e deixe batendo na velocidade 1 por 10 minutos. Espalhe na forma e leve ao forno por 1 hora. Depois da geladeira por mais uma hora. Corte os pedaços e cubra com geleia e depois recheie com a geleia.

3 comentários: