terça-feira, 7 de agosto de 2012

A cozinha

Cozinha é o lugar onde quero estar
Mudei a minha vida por um sonho que começou desde que fiz meu primeiro camarão. Arroz, feijão e carne eu já sabia fazer, mas pegar um livro de receita e tentar reproduzir o que estava escrito nele, aconteceu numa tarde de agosto de 2000. De lá para cá foram muitas horas em frente a televisão tentando aprender a cozinhar e muitos jantares para amigos. Hoje, estou num local onde as pessoas entendem esta paixão e muitos não conseguem se ver longe de uma panela. 
Alguns podem olhar para mim e pensar que sou apenas uma jornalista deslumbrada, mas curto cada momento dentro da cozinha e  por mais complicado uma semana possa ter sido para mim a vontade de me tornar uma boa cozinheira é ainda maior. Ser crítica gastronômica seria muito fácil, um monte de livros, teorias e uma caneta na mão. Agora, saber fazer um bom arroz com feijão é o que pode e deve me diferenciar da maioria dos repórteres que conheço e convivo. É muito bom saber temperar as palavras em um blogger ou na folha de um jornal, mas tenho um prazer ainda maior quando alguém come um prato preparado por mim e ainda repete. 
Cada dia que passo confinada aqui tento me livrar da jornalista que fui, mas isto é impossível. Ainda sou  jornalista e escritora da vida real, não tem como apagar isto e toda a experiência que já vivi. O que tem como mudar é a vontade de querer que tudo seja diferente, hoje quero mais que tudo ser cozinheira. Demorei para decidir, mas aqui confinada e sentindo coisas com as quais não conseguia mais lhe dar tive a certeza que quero sim acordar cedo todos os dias para fazer a vida de alguém mais saborosa. Quero mesmo virar uma dessas magas das panelas. É ser simples como meus muitos amigos do Grande Hotel, que  respiram o ar quente de uma cozinha movimentada e intensa.  
E que venha o alho,  a cebola e até o temido peixe....

Um comentário:

  1. Morar fora e aprender algo novo são experiências que mudam a gente. Já estou te sentindo bem diferente!!! Estou louca para te reencontrar e conhecer essa cidade linda aí.

    ResponderExcluir