segunda-feira, 8 de outubro de 2012

E viva a bipolaridade

Imagine viver num lugar onde todos estão de passagem? É onde estou morando atualmente, um lugar onde as pessoas não estabelecem raízes e nem estão dispostas a criar vínculos. A cozinha é um lugar chato, bacana, entediante, divertido, arrogante, fino. Exatamente isto que você leu, um ambiente cheio de contradições. 
Eu não sei dizer se aqui eu me encontrei, mas é impressionante como os alunos e profissionais mudam de humor rápido. É como se houvesse uma epidemia de bipolaridade dentro da cozinha. Um dia estão muito felizes, no outro de mal humor e no seguinte tristes. Tudo bem que ficar longe da família seja complicado, mas é bom poder aprender. É bom estar ao lado de uma panela. Eu gosto deste universo paralelo que criei para mim, onde cada dia é uma surpresa.
Hoje, estava parada olhando para o Levi e lembrando do meu primeiro dia naquela cozinha. O dia em que  tentava imaginar quem era o Levi, o nosso monitor de legumeria. O Levi continua ali, cortando legumes, ao lado do Raf.  Depois desta primeira fase veio o açougue e foi lá que minhas crises apareceram, mas foi tão bom o período ao lado do Dario, onde ele nos ensinou tanta coisa bacana sobre carnes.
De lá fomos direto para o Garde Manger e não posso deixar de acrescentar que foi um dos melhores períodos na cozinha. Sim, foi lá que aprendi o valor das amizades. A Anna e o Rafael são pessoas que quero levar para o resto da minha vida ao meu lado, como grandes e bons amigos. Espero que eles um dia possam ir em Goiânia, conhecer minha terra e seus sabores. 
A minha maior ansiedade era com a confeitaria e queria muito ter coisas maravilhosas para falar deste período que passei por lá. Estava louca para aprender e não foi bem o que aconteceu por lá. Acho que não soube aproveitar o lugar e as pessoas, sem querer eu me fechei para o aprendizado e acabei trazendo na bagagem uma série de decepções.
Agora que estou no Raf posso dizer com toda certeza que adoro cozinhar. No Raf é onde se tem a maior liberdade dentro da cozinha é o lugar para se criar e cozinhar. As panelas podem até ser maiores que eu, mas estou até me dando bem com elas. O Ronei foi ótimo no Raf à noite e o Elizeu tem me surpreendido. Pois tem se mostrado uma pessoa disposta a nos ensinar.
O medo agora fica por conta da cozinha quente, onde irei passar 12 dias seguidos pela manhã. Como ouvi muitas reclamações e poucos elogios, espero sinceramente ter mais elogios que reclamações para postar. Até porque gosto muito de toda a equipe. E como no garde quero levar a amizade para sempre dos meninos da quente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário