quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Os muitos cozinheiros nas nossas vidas

Sempre pensei na cozinha como uma entrega de alma. Hoje passados quase quatro meses e meio dentro de uma convivendo com os profissionais da área, penso neste lugar como uma continuidade da vida. No alimento dá sim para refletir um pouco da personalidade de cada cozinheiro. Encontrei cozinheiros preguiçosos, alegres, amorosos,  fofoqueiro criativo, raivosos, desastrados, viajante, simpáticos, calmos, dedicados, sem noção,  e experientes.
Os preguiçosos são aqueles que deixam sua impressão em tudo, o bolo não cresce, a torrada não torra, o creme de confeiteiro nunca é um creme de confeiteiro, o roux passa do ponto e eles nunca refazem nada. No máximo o preguiçoso cria uma emenda.
Os alegres são tão felizes que as vezes os legumes saem saltitando pela cozinha, ou a massa inglesa fica meia molengona só para ver se ganha um pouquinho mais de atenção da trupe. Não pode ver um companheiro calado que vem logo puxar assunto. Seu hobby favorito é colocar apelidos criativos nos colegas. 
Ah os amorosos... São os que mais encantam as pessoas, tem sempre uma palavra amiga, um jeitinho doce de chegar. Ele sabe o paladar de cada cliente de seu restaurante. E para completar conhecem a história do prato e  ficam tentando incansavelmente extrair o melhor sabor de cada ingrediente.
Os fofoqueiros nem tem diploma para isto e conseguem ouvir as histórias de todas as cozinhas sem nem precisar sair do lugar. O fofoqueiro tem tanta necessidade de ouvir e contar que aumenta cada conto que chega em seus ouvidos. É na língua dele que mora o perigo, porque pimenta nos olhos dos outros é refresco. 
O cozinheiro raivoso sempre deixa o sal passar, ou esquece a mandioquinha no forno,a carne as vezes passa de mais. A atenção dele está sempre focada na vida alheia. Como gosta de ver os erros dos outros! O raivoso nada mais é do que um invejoso disfarçado. E coitado do comensal que comer comida dele que sempre estará mergulhada em fel. Sim, caro leitor, comida de gente sem amor é um veneno para alma. 
E o cozinheiro desastrado? Hum... tenho medo de me tornar um desses. Ele sempre tá sujo, sempre perde um ovo, a massa do Nhoque fica mole. Ainda existe o medo rondando seus passos, pois vai que  ele perder uma produção inteira por conta de um passo em falso dentro da cozinha. O desastrado tropeça, corta o dedo, se queima. Isto quando não queima ou corta o companheiro. Além disto, ainda tem os acidentes leves, mais comuns no dia a dia, como molhar o colega na hora de limpar o setor, dar uma vassourada no companheiro e milhões de esbarrões. Mas como estamos falando de um desastrado prepare o bolso, porque perder uma receita pode virar rotina. Só que comida de desastrado é sempre gostosa.
Já pensou em um cozinheiro viajante? Eles existem e vivem a custa de Red Bull, porque nunca vi um pensamento criar asas daquele tanto. Enquanto a abobrinha frita, o viajante olha catatônico para o nada e viaja... Hum... viaja na maionese, escorrega no quiabo, pisa no tomate, enfia o pé na jaca e segue a viagem.
Os simpáticos sempre dão bom dia, boa tarde e boa noite. Tem um sorriso para cada colega e entrega o buffet sempre na hora certa.  São seres tão ternos que não despertam raiva ou irá, chegam a passar  desapercebidos. O bom de ter um simpático ao lado é o tempero é na medida certa e eles rapidinho aprendem a ter um toque de elegância.
E o sem noção? Sempre atuou em outra área, nunca pegou em uma panela e depois de assistir muita Ana Maria Braga e de aspirar um lugar no programa do Super Chef, resolveu com carderninho e canetas em punho que seria cozinheiro. No lugar das panelas caderno e no lugar do fouet caneta. Ele fica com aquele olhar de quem não está entendendo nada e pedindo pelo amor de Deus me dê uma receita. E parece que ele está sempre no lugar errado e na hora errada, pronto para colocar uma pitada de sal extra na sua produção depois de finalizada. O pior que pode ocorrer dentro da cozinha é sem noção ficar entre você e a pia, quando você está com uma panela gigante e quente na mão. Até ele se tocar que ele tem que abrir caminho você  já queimou seus dez dedos. Ele olha para você pergunta: Tem receita para queimadura? O que vocês fazem quando se queimam? A sua vontade é dizer para ele que o melhor remédio é enfiar os dedos, naquele lugar que não pega sol. Mas como você é um cozinheiro educado, responde com olhar de ódio, rosna e diz um enfático NÃO!!! Sem gritar, porque na cozinha não pode.
 Só quem pode berrar é o cozinheiro sonoro. É aquele que acha que no grito as coisas saem mais rápido e mais saborosas. Mas como diz um velho amigo da gente: "se grito ajudasse, porco não morria". Se bem que existem alguns seres cozinheiros que só pegam no grito! A exemplo, do nosso querido amigo viajante, que acorda assustado com o berro.
O que todo cozinheiro almeja ser é o calmo. Aquele que nunca perde a cabeça. Tá sempre de bom humor, mantém a serenidade, enquanto o caos impera na cozinha. Pode até desafinar um pouquinho, mas está sempre cantarolando. 
Agora, o  cozinheiro que quero para a minha cozinha é o dedicado. O que chega sempre antes do horário  que sabe aplicar um plano de ataque como ninguém. Ele nunca falta ao trabalho e gosta do que faz. Para contrabalancear, sempre tem na equipe o cozinheiro Stand  Up Comedy. É leitor você já pode imaginar como ele é? Sim, isto mesmo, ele passou a noite na internet procurando o último lançamento de piadas. O cara é tão vidrado em humor que já comprou a coletânea de pegadinhas 2013. Pior que o cozinheiro conta para você até a piada que você contou a ele no dia anterior. E quando o outro cozinheiro reivindica a autoria ele jura de pé junto que foi ele que inventou a piada. 
Bom mesmo é ter cozinheiros experientes por perto. Mas eles só valem a pena enquanto continuarem com espirito jovem e dispostos a aprender. Porque se o experiente só conta que é experiente, vira um aspone, um assessor para assuntos aleatórios.Os bons cozinheiros experientes tem o dom de ensinar.
Caro leitor depois de você ler este texto sua refeição nunca mais será mesma. Ao sentar no restaurante você vai ficar imaginando um mix de cozinheiros malucos que prepararam o seu prato. E não adianta pedir: "Ei, garçom solta um prato feito pelo cozinheiro amoroso!", porque certamente terá uma pitadinha de todos eles no seu prato. Mas de uma coisa você pode estar certo: Quem é "cozinheiro", nasce cozinheiro" e todos estes perfis amam muito o que fazem.

Um texto de: Ana Carolina Guimarães e  Rose De Lena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário