quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Encontros e despedidas



A vida se transforma rapidamente. A vida muda em um instante, você atende um telefonema e a vida que você conhecia insiste em começar a ir embora. A questão das escolhas. Tivemos praticamente um mês e depois outros três, para nos decidirmos se toparíamos ou não morar no Senac Campos do Jordão, por quatro meses e meio. Aqui aprenderíamos a aprender a sermos cozinheiros. E sabe Rose, Fernando, Caroline, Miriã e Rafael. Nós topamos e embarcamos na turma D-12.
Acho que cada um de vocês, sentados aqui do meu lado, se lembram daquele primeiro dia. Quando um olhou para o outro, durante a dinâmica de convivência e vimos nossas vidas se transformarem e depois nossos julgamentos se quebrarem. É! Criamos laços. Afeto, raiva, medo, insegurança, alegrias. Criamos expectativas, conhecemos e aprendemos a conviver e a viver em conjunto. Foram meses tolerando e amando um ao outro. Roncos bizarros, brigas, insatisfações e amizades verdadeiras. Foram dúzias de abraços e outras tantas lágrimas de despedida, porque neste lugar sempre existem novos encontros e junto com eles novas despedidas.
Olhando para cada um de vocês é possível ver um trajeto. A Rose com toda a sua dedicação e talento agarrou seu sonho com as duas mãos e até no último dia, com sono, cansada, se dedicou a cozinha.  Você, Rose, fica no Grande Hotel, assim como Miriã que com sua doçura e comprometimento conseguiu conquistar seu lugar nesta equipe. Mas esta é uma turma especial, guiada pela união e comprometimento com este sentimento chamado amizade. A Caroline nossa melhor ouvinte e conselheira entende muito deste sentimento. E depois de ouvir e palpitar em tantas histórias decidiu que também poderia fazer parte deste momento. Então, Carol, você ficou para a nossa formatura.  Quem também tem esta mania de acolher todo mundo é o Rafael. Sua calma e paciência tão características acabam sendo um ímã para os novos alunos e para quem precise de um anjo da guarda. Já o nosso Fernando. Posso te chamar de nosso? Tá vendo ele sempre concorda com tudo e foi ele que me fez repensar as minhas certezas. Sabe Fernando, as pessoas têm o direito de quererem estar sozinhas, mas você tem o dever de querer estar conosco, pois todos nós aprendemos a te respeitar e a gostar de você. E atenção você é um ótimo barman. Não é não? Que caipirinha foi aquela do meu aniversário que deixou todas as mulheres doidas, RS.
A questão da despedida. Eu não quero dizer tchau. Um até breve seria mais apropriado para este momento. Porque como vou fazer agora que não tenho mais o Breno para pedir socorro, ou a Deise para resolver meus pequenos problemas. Existia vida antes do Senac... Só que não existiam Brenos, Deises, Caios e tanta gente competente que nos fizeram repensar nossas escolhas. Gente como o seu Tião, que assim que entramos na cozinha já tinha uma palavra amiga para nos receber. 
Aqui aprendemos o caminho para sermos os melhores cozinheiros de todos os tempos. Como?  Aprendemos que uma cozinha só funciona em conjunto com pessoas que estão sempre dispostas a nos ensinar e aprender.  São nestas trocas que sentimos esta enorme dor de estarmos presos em uma estação, onde a tônica foram todos estes  encontros e despedidas que tivemos aqui mesmo neste salão. Chegou a hora da nossa despedida e dos nossos novos encontros, por hora só quero agradecer a contribuição que todos que estão nesta sala tiveram em nossas vidas.
É a vida se transforma rapidamente.  Você entra em um curso e tudo que conhecia já não é mais como era antes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário