segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Reflexões e empadas

O fim de semana foi maravilhoso ao lado da Paula Lunna e do Eduardo Sartorato porque precisava do olhar, do abraço e da voz destas pessoas que tanto amo. Em encontros assim é bom perceber que existem amigos que te amam, independente da distância. 
Ontem, não fui na confeitaria, fiquei com uma dor na consciência, porque os dias em cada setor são bem poucos e cada dia de aprendizado é precioso, mas por outro lado precisava preencher minha alma de razões e objetivos. Os meus amigos sabem o porquê de estar aqui e me ajudaram a recordar o motivo do meu esforço. Foi muito bom ouvir deles que estou fazendo a coisa certa e que tenho muito talento para a cozinha. Foi bom me lembrar que adoro estar perto de um fogão independente de tudo, mesmo que seja doloroso estar longe de casa e permanecer longe por mais algum tempo. 
Aqui tive uma visão que o caminho não será fácil, mas também não é impossível quando se tem disposição e  sonhos para realizar. E isto tenho de sobra.


Então, eu vim aqui para cozinhar e vocês leitores devem estar loucos por uma nova receita. Como estou muito feliz, vou passar para vocês a receita da minha empada de carne seca. Entenderam? Não é qualquer empada é aquela de carne seca que um monte de gente adorava. Gente como Rosana Melo, Carla Borges, Erika Lettry, Kríscia Fernandes, Pablo,  Helder Barbosa, Marla Rodrigues, Rodrigo Alves, meus clientes e incentivadores de um sonho. 

As empadas da Ana. Atenção esta não é a receita da massa que costumo usar, como estou sem meu livro de receitas, peguei uma conheço e sei que dá muito certo que é da chef Emiliana Azambuja. Receita esta que a chef passou durante o festival gastronômico de São Simão.

Ingredientes:

Massa da empada:
500 gramas de farinha de trigo
4 colheres de sopa de amido de milho
2 ovos
200 gramas de manteiga
Meia xícara de creme de leite.

Recheio:
1 kg de carne de sol
500 g de tomate
1 cebola
Manteiga
Requeijão cremoso
Salsa
Cebolinha
Banana da terra

Modo de preparo: 

Para a massa - Coloque a farinha e o amido de milho em uma bacia fure um buraco no meio das farinhas. Em seguida acrescente todos os  ingredientes líquidos. Sove a massa até ela ficar lisa. 

Recheio  - Retire todo o sal da carne de sol. Depois refogue a carne até ela ficar dourada. Após este processo bata a carne no liquidificador e reserve. Em uma panela faça um molho com os tomates e a cebola.    Nele acrescente a carne desfiada e o requeijão cremoso até a massa adquirir uma consistência pastosa. Para finalizar jogue cebolinha e salsa sobre o molho. 

Frite as bananas em rodelas e reserve duas para cada empada média. 


Montagem: Espalhe a massa na forma de empada, depois acrescente uma banana, o recheio por cima e a segunda rodela de banana para finalizar. Feche as empadas e pincele uma gema de ovo sobre cada empadinha, antes de leva-la ao forno. 

Tem alguém com vontade de comer empadas?

Um comentário:

  1. Valeu Ana.... foi bom estar por aí..... te esperamos em novembro aqui em Gyn.... beijos!!

    ResponderExcluir